Imagem do Recife. Foto: Paulo Goethe

Recife integra programa nacional de Destino Turístico Inteligente

O Recife foi selecionado para o Turismo Futuro do Brasil, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este programa tem como objetivo principal fomentar as diretrizes de um Destino Turístico Inteligente (DTI), como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. O anúncio das 12 cidades finalistas foi feito na segunda-feira (27).

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, investe em ações para  melhorar a experiência dos visitantes. O selo do DTI em Transformação foi oficializado ao Recife em agosto do ano passado, mas o processo já tramitava desde 2022 quando o prefeito João Campos assinou uma Declaração de Compromisso com o MTur para desenvolvimento e transformação do Recife enquanto destino-piloto no modelo de DTI no Brasil.

Dentro do programa, serão construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação.

Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo.

A chancela faz da cidade um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, se comprometendo com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.

No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados nove pilares: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação.