Skip to main content

Por que escolher o Recife

Por que escolher o Recife

MÚLTIPLAS OPORTUNIDADES PARA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO

O Recife é um dos mais importantes centros financeiros do Nordeste brasileiro, sendo uma metrópole regional com capacidade para abrigar novos empreendimentos de qualquer porte.

O Recife tem localização privilegiada para realizar negócios com a Europa, África e Estados Unidos, além da excelente conectividade com todas as capitais brasileiras devido à sua infraestrutura e malha aeroviária e naval disponível.

A capital pernambucana está situada numa área de influência que abrange, num raio de 800 quilômetros, sete capitais nordestinas, seis aeroportos internacionais e mais de 30 cidades de médio porte.

O Recife é o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma indicação que é um ambiente ideal para o empreendedorismo na região.

É o segundo ano consecutivo que o Recife ocupa este posto, após avaliação de 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia.

A capital pernambucana detém o primeiro lugar nacional no indicador Transparência Municipal e o quarto lugar entre Capitais de Recursos Para Ciência e Desenvolvimento Científico.

O Recife também é a única cidade do Nordeste entre os 100 municípios mais competitivos do país.

O Recife é a mais veloz entre as capitais brasileiras para abertura de empresas. São necessárias apenas duas horas para a formalização de um novo empreendimento na capital pernambucana (2023).

O resultado é confirmado pelo Painel Mapa de Empresas, atualizado mensalmente pelo Ministério da Economia.

A redução do tempo é reflexo das ações da gestão municipal na constante melhoria do ambiente de negócios. Há um ano, em julho de 2021, o tempo médio de registro de empresas na capital pernambucana era de 50 horas.

O tempo médio de abertura de empresas considera o cumprimento da etapa da viabilidade, em que o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido, e da etapa do registro, em que a Junta Comercial arquiva os documentos de constituição da empresa e lhe fornece o número do CNPJ, gerado pela Receita Federal.

O Recife possui o Selo Connected Smart Cities nível ouro de Boas Práticas em Cidades Inteligentes e está no TOP 10 das cidades brasileiras com ambiente de negócio cada vez mais favorável ao empreendedor, principalmente em mercados de tecnologia e inovação.

Entre 680 municípios brasileiros com mais de 50 habitantes, a capital pernambucana subiu três posições em relação ao ranking de 2021 e agora está na 22ª posição nacional.

O selo é conferido pela Urban Systems em parceria com a Necta, cuja análise avalia ações das cidades brasileiras na contribuição para o desenvolvimento sustentável e criativo a partir de conceitos inovadores.

O Recife ocupa a segunda colocação no Nordeste no eixo de “Tecnologia e Inovação” e a sétima colocação nacional no eixo de “Empreendedorismo”.

O Recife possui um Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado em setembro de 2022, para estimular a conversão de pesquisas acadêmicas em inovações práticas para os cidadãos.

A nova lei promove um modelo mais simplificado e desburocratizado de formalização de contratos entre instituições de pesquisa, setor produtivo, organizações da sociedade civil e órgão públicos, na busca por soluções inovadoras para problemas da cidade e também do setor privado.

Com a nova legislação, o município pode tem a possibilidade de diferentes formas de contratação e de estímulo a novas tecnologias em parceria com instituições de ensino públicas e privadas, além de fundações de pesquisa.

Os instrumentos da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito municipal são:

  • Encomenda tecnológica
  • Desafio público
  • Contratação pública para solução inovadora (CPSI)
  • Bônus tecnológico
  • Bolsa de estímulo à inovação no ambiente produtivo
  • Incentivos ao inventor independente
  • Estímulo à formação de ambientes promotores de inovação
  • Acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação
  • Convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação
  • Programa de ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório), incluindo laboratórios abertos (living labs)

A Prefeitura do Recife unificou, em um único ambiente virtual, o conteúdo de quatro portais diferentes para facilitar e agilizar processos legais utilizando um mesmo procedimento.

A implantação de um serviço de Licenciamento Unificado é mais uma ferramenta para a melhoria do ambiente de negócios na cidade.

O portal https://licenciamentounificado.recife.pe.gov.br/ concentra todos os serviços de licenciamento urbanístico, ambiental, sanitários e de resíduos e pavimentação em um só endereço.

Ao todo, o novo endereço permite a oferta de 50 processos de licenciamento urbanístico, 13 de licenciamento ambiental, nove de licenciamento sanitário e seis de licenciamento sobre resíduos, drenagem e pavimentação.

01.

CONECTIVIDADE GLOBAL

O Recife conta com redes de provedores de internet, redes de corporativas, redes públicas e redes universitárias de alta velocidade.

02.

INFRAESTRUTURA E BEM-ESTAR

Equipamentos urbanos requalificados e melhorias na infraestrutura tornam a cidade mais verde, iluminada e acessível.

03.

HISTÓRIA PRESERVADA

Programa RECENTRO oferece incentivos para empreendimentos preservando características dos prédios históricos.

04.

SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS

Acesso a serviços e licenciamentos da Prefeitura do Recife podem ser feitos todos através do app Conecta Recife ou pelo site site conectarecife.recife.pe.gov.br, facilitando a vida dos seus habitantes e investidores.

05.

MEIO AMBIENTE VALORIZADO

Com 45% do seu território em áreas verdes, o Recife possui Plano Local de Ação Climática (PLAC) que estrutura o mercado de crédito de carbono dentro dos compromissos do Acordo de Paris.

06.

TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL

Reordenamento de áreas históricas da cidade e das margens dos seus rios, como a implantação do Parque Linear do Capibaribe, integram parques, praças e equipamentos públicos.