Skip to main content

Invista no Recife

Invista no Recife

UMA HISTÓRIA DE BONS NEGÓCIOS

Porto natural localizado em um ponto geográfico estratégico em Pernambuco, já no século XVI o Recife se tornou uma valiosa conexão de negócios do Novo Mundo com a Europa, a África e a América.

A cidade, primeiro pelos colonizadores portugueses e depois pelos conquistadores holandeses (1630-1654), consolidou já nesta época seu papel como uma importante metrópole regional..

Ao longo destes quase 500 anos, o Recife atraiu investimentos e empresas pela sua combinação de infraestrutura, custos, qualidade de mão de obra e incentivos governamentais.

Apoiada nesta longa história, mas voltada para o futuro, a cidade mais inteligente e conectada do Nordeste valoriza novos empreendimentos com os valores sustentáveis do século XXI. Seja bem-vindo ao nosso futuro.

MAIOR PARQUE TECNOLÓGICO DA AMÉRICA LATINA

O principal parque tecnológico do Brasil reúne mais de 360 empresas de tecnologia embarcadas no segmento de economia criativa, distribuídas em segmentos como produção de sistemas, segurança da informação, softwares, inteligência artificial, aplicativos, infraestrutura de TI, jogos digitais e publicidade online. O faturamento em 2022 foi de R$ 4,75 bilhões.

Com três incubadoras (C.A.I.S. do Porto e Portomídia) no Recife, além de uma aceleradora (Jump), o Porto Digital dá suporte ao empreendedorismo inovador de startups instaladas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Também faz a ponte entre centros de pesquisa, instituições de ensino e grandes empresas mundiais.

O parque tecnológico ocupa prédios remodelados que antes eram ocupados por empresas ligadas ao histórico Porto do Recife. Usando a internet em vez de navios, o Porto Digital se espalha por uma área de mais de 170 hectares, abrangendo também os bairros de Santo Amaro, Santo Antônio e São José.

Toda esta estrutura necessita de um capital humano altamente especializado. O Porto Digital tem mais de 17 mil profissionais contratados e contribui para fazer do Recife a capital brasileira com o maior número de estudantes per capita de Tecnologia da Informação.

SEGUNDO POLO MÉDICO NACIONAL

O Recife conta com excelente infraestrutura de serviços e equipamentos de ponta na área de saúde. São mais de 60 serviços especializados oferecidos por grandes hospitais e clínicas que demandam avanço tecnológico e participação de empresas de healthtech.

O Polo Médico recifense integra uma cadeia produtiva formada por fornecedores de insumos, equipamentos e serviços técnicos, assistências técnicas, hospitais, clínicas e consultórios, laboratórios, seguradoras de saúde e tratamentos de resíduos hospitalares, além de prestadores de serviços públicos, privados e os filantrópicos.

O Recife é a primeira capital do Nordeste em número de leitos hospitalares por 100 mil habitantes, tanto da rede pública quanto da rede privada. São 22 mil vagas para internação disponíveis.

A busca por um tratamento, seja ele médico ou de bem-estar e longevidade, movimenta também o setor de turismo.

CADEIAS PRODUTIVAS DIVERSIFICADAS

A economia do Recife é fortemente baseada no setor terciário (serviços e comércio), tendo ainda uma participação significativa dos setores da construção civil e da indústria de transformação.

A logística é uma das dez cadeias produtivas instaladas ou com grande potencial de desenvolvimento no Recife, segundo estudos recentes sobre adensamento de empresas, capacidade de inovação e exposição à concorrência externa.

Além das cadeias da indústria de confecção e moda e, mais recentemente, a automobilística e a de energias renováveis, a cidade tem forte presença em segmentos como engenharia consultiva, editorial, eletrônicos, naval, farmacoquímica e turismo. O apoio do município se dá por meio do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e de ofertas de mão de obra qualificada.

AEROPORTO ENTRE OS MELHORES DO MUNDO EM OPERAÇÃO E EFICIÊNCIA

Situado no núcleo da cidade e próximo à rede hoteleira, o aeroporto internacional Guararapes-Gilberto Freyre oferece uma grande gama de rotas aéreas que ligam o Recife a diversas cidades do Brasil e do exterior.

O terminal é o único aeroporto da região com voos diários para todas as capitais do Nordeste e com voos diretos para a Europa (Portugal - Lisboa), Estados Unidos (Orlando e Fort Lauderdale), Uruguai (Montevidéu) e Argentina (Buenos Aires).

Segundo a Aena, responsável pela administração do aeroporto, o Guararapes-Gilberto Freyre terá 2.738.003 assentos ofertados entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023. Um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2019 e 2020.

O aeroporto recifense tem uma estrutura de 3.007 metros de comprimento por 45 metros de largura. Em dimensão, é o maior do Nordeste e o quinto do Brasil. Ao todo, são 11 fingers e 21 posições de embarque remoto. Com capacidade de transporte de 8,5 milhões de passageiros por ano, opera uma média diária de mais de 200 voos.

De acordo com o relatório “2021 Winner – The Platinum Award Operational Excellence”, o aeroporto do Recife foi o mais bem avaliado do país, superando a marca de 90% de pontualidade dos voos, levando em conta pousos e decolagens.

HUB LOGÍSTICO NO NORDESTE E MAIOR PORTO DE CABOTAGEM DO PAÍS

Com 1.850 metros de cais acostável, o Porto do Recife possui seis armazéns em operação para estocagem de carga geral pesada (açúcar, grãos e fertilizantes), contêineres e granéis sólidos. Abriga ainda um terminal de passageiros que pode receber escalas de cruzeiros com desembarque no Centro do Recife.

Além do Porto do Recife, a apenas 40 quilômetros ao sul da cidade, está localizado o Porto de Suape, o maior terminal portuário de cabotagem do país, com oito cais, um terminal de contêineres e um terminal multiuso.

Suape é um hub logístico à disposição de investidores nacionais e internacionais. Polo de atração de importantes rotas de grandes companhias, abriga mais de 100 empresas e se interliga a mais de 160 portos em todos os continentes. Seu diferencial é ser o porto público mais estratégico do Nordeste.

Sem restrições de maré e clima e operando 365 dias no ano, Suape é líder nacional em cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) e na movimentação de granéis líquidos, mantendo também a liderança na movimentação de contêineres e veículos no Norte e Nordeste.

REFERÊNCIA NACIONAL EM EDUCAÇÃO

O Recife abriga 46 instituições de ensino superior, sendo três universidades públicas (duas federais e uma estadual), uma universidade privada, oito centros universitários, 32 faculdades, um Instituto Federal de Educação e uma Escola de Governo.

A capital pernambucana ainda é sede de cerca de 100 centros de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em diferentes áreas, com destaque para informática, química e física.

O município também é referência em ensino técnico, tendo uma rede de seis escolas técnicas estaduais, além de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Enquanto a média dos municípios de Pernambuco e de todo o país tiveram uma redução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), diante dos desafios da pandemia, a Rede Municipal do Recife conseguiu avançar, tornando-se referência regional.

TURISMO CRIATIVO E GASTRONOMIA SEM IGUAL

Com 85 estabelecimentos hoteleiros e 17,1 mil leitos disponíveis, o Recife recebe turistas nacionais e estrangeiros interessados na sua história, suas praias, sua arquitetura e suas tradições culturais.

Mais de cinco mil empresas de recepção, hospedagem, alimentação e serviços de atendimento garantem o retorno futuro e a divulgação positiva da cidade como destino.

A cidade ainda tem uma forte procura por turismo de negócios, principalmente em eventos nas áreas de saúde, tecnologia e educação. O turismo religioso, com a realização de eventos que homenageiam duas santas católicas, também movimenta o setor.

O Recife destaca-se ainda por ser o maior polo gastronômico no Norte/Nordeste e o 3º do Brasil, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo. Da comida caseira ao mais sofisticado prato da culinária internacional, a cidade tem mais de 1,7 mil bares e restaurantes espalhados por seus bairros. São mais de 120 mil empregos diretos e indiretos.

CADEIAS PRODUTIVAS CONSOLIDADAS

A economia recifense conta com cadeias produtivas nos grandes segmentos econômicos. Estudo coordenado pela Prefeitura do Recife identificou dez lógicas produtivas instaladas ou com grande potencial de desenvolvimento no Recife. Os parâmetros utilizados foram o adensamento de empresas, integração a lógica de mercado bem definidas, capacidade de inovação e a exposição à concorrência externa.