Vista da Rua da Aurora, cartão-postal do Recife

Recife e sua região metropolitana: o melhor lugar para morar no NE

O Recife (incluindo a sua região metropolitana) é o melhor lugar para morar no Nordeste e a 10ª metrópole do Brasil, de acordo com ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A agência da ONU analisa dados públicos disponíveis para chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Em relação ao ranking anterior, de 2020, a RMR do Recife ocupava a 12ª posição, atrás de Natal (9ª) e Fortaleza (10ª).

Com 0.746, o Recife detém o melhor índice regional de IDHM levando-se em conta indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). São Paulo (0.842), Rio de Janeiro (0.833) e Curitiba (0.810) compõem o pódio brasileiro.

A pesquisa é realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. O IDHM do Recife + Região Metropolitana é composto pela longevidade, com um índice de 0.773, seguida da renda (0.688) e educação (0.782). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.