Secretária Joana Florêncio e ministra Luciana Santos

Recife é referência em pesquisa de tecnologias energéticas eficientes

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio, participou nesta terça-feira (2) da celebração dos quatro anos de fundação do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (ILITPEG) e da assinatura de convênio de instalação de uma unidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em seu discurso, a  ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o apoio a tecnologias energéticas mais eficientes no Nordeste.

O ILITPEG abriga, em 12 laboratórios, 410 docentes, pesquisadores e técnicos que desenvolvem estudos em áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável.

Financiado com recursos da Petrobras, a instituição conseguiu arrecadar em pesquisas próprias cerca de R$ 39 milhões em 2022, além da formação de 19 doutores e 27 mestres. "Temos uma conexão com a sociedade com a oferta de cursos e partimos para uma fase de internacionalização", destacou a diretora Ieda Almeida.

Com a formalização de uma unidade EMBRAPII, a Universidade Federal de Pernambuco passa a contar com uma estrutura de prospecção de negócios em tecnologia de ponta, como projetos de hidrogênio verde. A nova entidade conta com 30 pesquisadores, dos quais 14 são professores da própria UFPE.

Evento comemorativo dos quatro anos do ILITPEG da UFPE