Recife Parcerias ganha site institucional

Programa de parcerias da Prefeitura do Recife ganha site institucional

Exemplo de sucesso nacional na obtenção de contratos de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a Prefeitura do Recife conta agora com um site institucional (Exemplo de sucesso nacional na obtenção de contratos de concessões e de Parcerias Públicas-Privadas (PPPs), a Prefeitura do Recife conta agora com um site institucional (https://parcerias.recife.pe.gov.br/) para divulgar melhor as vantagens para as empresas interessadas em investir na capital pernambucana como concessionárias de equipamentos públicos.

O programa Recife Parcerias, vinculado à Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), já garantiu R$ 210 milhões em benefícios viabilizados, com um contrato assinado (relógios digitais) e oito projetos em estruturação em áreas como saúde, habitação social e educação infantil, além da concessão de parques urbanos e ginásio de esportes (Geraldão).

O Recife Parcerias tem como meta viabilizar benefícios para o município estimados em R$ 2,8 bilhões para as próximas décadas. Isso será feito mediante a assinatura e gestão de contratos de longo prazo, sejam de Concessões Comuns ou Parcerias Público-Privadas.

Na prática, a política de concessões e PPPs diminui a burocracia e permite que os serviços contratados sejam prestados de forma mais ágil para a população, como a entrega de obras e realização de manutenções. Como o contratado será responsável pela manutenção e operação da infraestrutura que irá construir, tende a utilizar nas obras os melhores materiais e técnicas disponíveis, de forma a reduzir seus custos de manutenção futuramente.

No site, as empresas interessadas podem conhecer os projetos disponíveis, consultar a legislação e conversas com a equipe de gestores do programa. O Investe Recife é parceiro na iniciativa, tendo o link do seu site disponibilizado (https://investerecife.recife.pe.gov.br/). Com isso, as informações sobre os diferenciais do Recife como ambiente atrativo de negócios podem ser facilmente acessadas.

De forma indireta, a utilização de Concessões e PPPs pode dinamizar a economia local, garantindo investimentos privados de longo prazo, além de possibilitar a criação vagas de emprego formais locais.