Lançamento segundo ciclo de inovação aberta

Lançados quatro novos desafios para tornar o Recife ainda mais inovador

"Mobilidade", "Proteção animal", "Comércio, turismo e lazer" e "Sustentabilidade e economia circular inclusiva" são os desafios do 2° Ciclo de Inovação Aberta lançados na tarde desta quarta-feira (29) pela Prefeitura do Recife em evento no Teatro Apolo para profissionais, acadêmicos e estudantes que atuam na área de tecnologia.

Até o dia 5 de maio, empresas e startups de todo o país poderão apresentar suas soluções inovadoras para problemas selecionados pelo Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta do Recife (Eita!Recife), em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

Cada desafio está alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Eita!Recife é um programa que identifica desafios da capital pernambucana e cria um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras.

A estimativa é de que mais de 120 equipes participem desta iniciativa, que oferece a possibilidade de firmar contratos de até R$ 1,6 milhão. Há ainda R$ 20 mil em prêmios para a categoria Hacker Cidadão 10.0  e até R$ 50 mil para cada MVP (Minimum Viable Product. que significa "produto mínimo viável").

As inscrições gratuitas podem ser feitas no site eita.recife.pe.gov.br. No link é posssível acessar o edital do concurso e todo o seu cronograma.

"São desafios inspiradores que vão trazer impacto para a nossa cidade e esperamos escalonar estes projetos para que possam também ser aplicados em outros lugares do Brasil. Queremos que as empresas e startups se inscrevam para que ajudem a tornar o Recife uma cidade cada vez mais sustentável, transformando grandes ideias em produtos inovadores", destacou a secretária da SDECTI, Joana Portela Florêncio.

Novos desafios para o 2º Ciclo de Inovação Aberta

Desafio 1: Mobilidade
Solução que pode melhorar a mobilidade na cidade do Recife, com uso de tecnologias inovadoras, reduzindo os impactos causados pelo trânsito.

Desafio 2: Proteção Animal
Desafio para reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando-os e registrando-os de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais.

Desafio 3: Comércio, Turismo e Lazer
Maneira de tornar o centro do Recife, com o uso de tecnologias inovadoras, um lugar atrativo para habitações, atividades de comércio, turismo, cultura e lazer.

Desafio 4: Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva
Por meio da tecnologia, criar e incentivar um ecossistema que utilize o resíduo sólido como insumo para uma nova indústria baseada na reutilização criativa (upcycling).