Skip to main content
Foto arquivo

A cidade do Recife conta com 10 cadeias de produção consolidadas

Polo de exportação de conhecimento e de tecnologias para os empreendimentos estruturadores instalados no Nordeste, o Recife é o principal responsável pela circulação de ideias, pessoas e mercadorias na região, principalmente no desenvolvimento científico e inovação.

A capital pernambucana tem dez cadeias produtivas identificadas e consolidadas, mas com o desenvolvimento do Porto Digital vem ganhando força o O segmento de serviços modernos, ampliando as oportunidades nos setores de inovação. Também surgem com força lógicas produtivas em outras áreas, como confecção de moda, automobilística e de energias renováveis.

O Recife tem uma economia predominante no setor terciário (serviços, administração pública e comércio), mas ainda concentra grande parte de seus empregos formais na construção civil e na indústria de transformação. 

As dez lógicas produtivas instaladas ou com grande potencial de desenvolvimento no Recife foram definidas a partir de pesquisa realizada em 2011 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Os parâmetros utilizados foram o adensamento de empresas, uma integração à lógica de mercado bem definida, capacidade de inovação e a exposição à concorrência externa.

Segundo o CGEE, as cadeias produtivas são o conjunto de articulações de atividades e ramos produtivos que promovem trocas de insumos e serviços para a produção final. A cadeia ou lógica produtiva vai desde a produção das matérias-primas, processamento e beneficiamento, à comercialização e distribuição dos bens ou serviços.

Confira as dez cadeias de produção que apontam para a vocação econômica do Recife:

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

 

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

foto: SDECTI

 

Tags