Palco do Marco Zero. Foto: Brenda Alcântara/PCR

Carnaval do Recife gera R$ 2 bilhões em negócios e turismo na cidade

Com geração de 50 mil empregos temporários, R$ 2 bilhões injetados na economia local, o carnaval do Recife tem motivos de sobra para festejar a retomada da festa depois de dois anos de ausência por causa da pandemia.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Joana Florêncio, os números mostram o resultado da ação integrada das secretarias municipais para garantir, nos 44 polos oficiais e nos polos descentralizados, a melhor estrutura durante a festa. "Esse carnaval da retomada foi de recordes também para o nosso ambiente de negócios", destacou.

De acordo com os números oficiais divulgados na quarta-feira (22), a folia também é sinônimo de incremento de vendas no comércio e oportunidades na prestação de serviços.

A Arena de Serviços, Gastronômica e de Artesanato montada no Recife Antigo teve um público de 611 mil pessoas e um faturamento de R$ 2,8 milhões.

O investimento oficial da Prefeitura do Recife para a realização da festa é de R$ 25 milhões, sendo R$ 7 milhões vindos de parceria com empresas privadas. É um investimento com retorno garantido em diferentes cadeias produtivas.

Um termômetro da grande movimentação de turistas foi o fluxo registrado no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre em fevereiro: 420 mil passageiros.

Ao todo, o carnaval da capital pernambucana teve um público calculado de 2,7 milhões de foliões, sendo que 300 mil circulavam diariamente pelas imediações do Marco Zero, com 96,12% de ocupação hoteleira.