Salto Tecnológico: mudança de vida e aumento de vendas em três meses
Aumentar o faturamento do seu negócio em apenas três meses, fidelizando clientes, conquistando novos consumidores e usando as redes sociais como ferramentas de vendas. Para os microempresários do Recife, isto é possível através de uma capacitação gratuita oferecida pela prefeitura (através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) em parceria com o Sebrae.
Quem já participou da capacitação tem boas histórias para contar. O Salto Tecnológico já mudou para melhor a vida de mais de 230 empreendedores e continua com inscrições abertas para quem quer divulgar para o mundo seus produtos e serviços.
O Salto Tecnológico é a oportunidade para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) turbinarem sua presença no mercado digital. Interessados podem reservar sua vaga para as próximas turmas de forma gratuita no app e site do Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br).
A capacitação tem duração de três meses, com sessões (aulas online e presenciais) e acompanhamento de cada negócio por um consultor do Sebrae. Nesta semana, mais uma turma foi concluída e os participantes destacaram os bons resultados obtidos com a aplicação dos ensinamentos transmitidos nos encontros e nas consultorias individualizadas.
"Não vendo produto, vendo autoestima". Assim define Isabel Cristina, uma das sócias da Madamme's Make & Moda, loja de produtos de beleza e acessórios do bairro do Ipsep. Nos três meses do Salto Tecnológico, ela conseguiu montar sua loja virtual e aprendeu a fazer campanhas no Instagram. Começa o dia sempre com uma mensagem motivacional. "As clientes reclamam quando não posto uma mensagem positiva", afirma. A capacitação alterou forma dela divulgar produtos e se relacionar com os compradores. "O Salto Tecnológico ensinou a gente a como aparecer no mercado", destacou.
Humanizar o atendimento no mundo virtual foi a lição aprendida por Lilian Guerra, dona da papelaria online Fina Flor. "O Salto me ajudou bastante no impulsionamento no mercado digital. Você consegue tirar suas dúvidas com os consultores do Sebrae e movimentar fluxo de vendas", disse.
"As vendas cresceram bastante. Antes eu trabalhava só com Instagram e não tinha noção de como poderia explorar as redes sociais para meu negócio", afirma Maria de Fátima Pires da Silva, proprietária da loja Amarile, que vende roupas e acessórios para animais. Com promoções e campanhas online, ela viu as encomendas aumentarem já durante a realização do Salto. "Fazer este curso foi uma experiência muito rica", elogiou.
O casal Henrique Domingos e Sayonara Silva, da loja H & S Variedades, descobriu como explorar o marketing das redes sociais e aumentar a venda de acessórios eletrônicos. Os dois já tiveram loja física, mas agora se dedicam apenas ao comércio digital. "O Salto veio ensinar a gente a adaptar o nosso negócio para este novo mercado", reconhece Sayonara.
"O Salto Tecnológica prova que negócios crescem com a cooperação", destaca a especialista sênior em Relações Institucionais do Investe Recife, Angélica Hatori. A unidade de atração de investimentos da prefeitura, que é vinculada à SDECTI, coordena a capacitação junto com o Sebrae. Segundo ela, a própria troca de experiências entre participantes de ramos diferentes é o primeiro passo para gerar vendas e parcerias.