Maratona Hacker Cidadão 10.0 é novo desafio para empresas e startups
Foi dada a largada para o Hacker Cidadão 10.0. A iniciativa que integra o Segundo Ciclo de Inovação Aberta proposto pelo EITA! Recife começou nesta quinta-feira (27) na sede do Sebrae-PE. Durante 54 horas ininterruptas, equipes que serão formadas entre três e sete integrantes trabalharão no desenvolvimento de protótipos dentro das propostas dos cinco desafios propostos pela Prefeitura do Recife.
Nesta etapa, o objetivo do hackathon é fomentar a criação de empresas e startups no ecossistema de inovação da capital pernambucana. A 10ª edição do Hacker Cidadão é a oportunidade para os participantes buscarem expertises diferentes, formando equipes multidisciplinares.
Os mentores ficarão à disposição para eventuais esclarecimentos nesta quinta e na sexta-feira. No sábado, às 10h30, acontece o julgamento das propostas. A equipe vencedora de cada desafio receberá uma premiação de R$ 5 mil e estará automaticamente classificada para a segunda fase do ciclo. O evento terminará oficialmente às 15h.
Cada desafio está alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Eita!Recife é um programa que identifica desafios da capital pernambucana e cria um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras.
A estimativa é de que mais de 120 equipes participem desta iniciativa, que oferece a possibilidade de firmar contratos de até R$ 50 mil com a possibilidade de contratação por mais de 1 ano de até R$ 1,6 milhão.
DESAFIOS PROPOSTOS
Desafio 1 - Mobilidade - COMO PODEMOS MELHORAR A MOBILIDADE NA CIDADE DO RECIFE, COM USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS, REDUZINDO OS IMPACTOS CAUSADOS PELO TRÂNSITO?
Desafio 2 - Animais - COMO PODEMOS REDUZIR O ABANDONO DE CÃES E GATOS NA CIDADE DO RECIFE, IDENTIFICANDO E REGISTRANDO CADA UM DELES DE FORMA ESCALÁVEL E MUDANDO A CULTURA DA POPULAÇÃO NO TRATO DESSES ANIMAIS?
Desafio 3 - Comércio, Turismo e Lazer - COMO PODEMOS TORNAR O CENTRO DO RECIFE, COM O USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS, UM LUGAR ATRATIVO PARA HABITAÇÕES, ATIVIDADES DE COMÉRCIO, TURISMO, CULTURA E LAZER?
Desafio 4 - Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva - COMO PODEMOS, POR MEIO DA TECNOLOGIA, CRIAR E INCENTIVAR UM ECOSSISTEMA QUE UTILIZE O RESÍDUO SÓLIDO COMO INSUMO PARA UMA NOVA INDÚSTRIA BASEADA NA REUTILIZAÇÃO CRIATIVA (UPCYCLING)?
Desafio 5 - Meio Ambiente - COMO PODEMOS REDUZIR COM NÚMERO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS, OS RISCOS DE ACIDENTE COM TUBARÃO NA ORLA DO RECIFE?