O principal parque tecnológico do Brasil reúne mais de 360 empresas de tecnologia embarcadas no segmento de economia criativa, distribuídas em segmentos como produção de sistemas, segurança da informação, softwares, inteligência artificial, aplicativos, infraestrutura de TI, jogos digitais e publicidade online. O faturamento em 2022 foi de R$ 4,75 bilhões.
Com três incubadoras (C.A.I.S. do Porto e Portomídia) no Recife, além de uma aceleradora (Jump), o Porto Digital dá suporte ao empreendedorismo inovador de startups instaladas e empresas de pequeno, médio e grande porte. Também faz a ponte entre centros de pesquisa, instituições de ensino e grandes empresas mundiais.
O parque tecnológico ocupa prédios remodelados que antes eram ocupados por empresas ligadas ao histórico Porto do Recife. Usando a internet em vez de navios, o Porto Digital se espalha por uma área de mais de 170 hectares, abrangendo também os bairros de Santo Amaro, Santo Antônio e São José.
Toda esta estrutura necessita de um capital humano altamente especializado. O Porto Digital tem mais de 17 mil profissionais contratados e contribui para fazer do Recife a capital brasileira com o maior número de estudantes per capita de Tecnologia da Informação.