Por que escolher o Recife
O Recife é um dos mais importantes centros financeiros do Nordeste brasileiro, sendo uma metrópole regional com capacidade para abrigar novos empreendimentos de qualquer porte.
O Recife tem localização privilegiada para realizar negócios com a Europa, África e Estados Unidos, além da excelente conectividade com todas as capitais brasileiras devido à sua infraestrutura e malha aeroviária e naval disponível.
A capital pernambucana está situada numa área de influência que abrange, num raio de 800 quilômetros, sete capitais nordestinas, seis aeroportos internacionais e mais de 30 cidades de médio porte.
O Recife é o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma indicação que é um ambiente ideal para o empreendedorismo na região.
É o segundo ano consecutivo que o Recife ocupa este posto, após avaliação de 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia.
A capital pernambucana detém o primeiro lugar nacional no indicador Transparência Municipal e o quarto lugar entre Capitais de Recursos Para Ciência e Desenvolvimento Científico.
O Recife também é a única cidade do Nordeste entre os 100 municípios mais competitivos do país.
O Recife é a mais veloz entre as capitais brasileiras para abertura de empresas. São necessárias apenas duas horas para a formalização de um novo empreendimento na capital pernambucana (2023).
O resultado é confirmado pelo Painel Mapa de Empresas, atualizado mensalmente pelo Ministério da Economia.
A redução do tempo é reflexo das ações da gestão municipal na constante melhoria do ambiente de negócios. Há um ano, em julho de 2021, o tempo médio de registro de empresas na capital pernambucana era de 50 horas.
O tempo médio de abertura de empresas considera o cumprimento da etapa da viabilidade, em que o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido, e da etapa do registro, em que a Junta Comercial arquiva os documentos de constituição da empresa e lhe fornece o número do CNPJ, gerado pela Receita Federal.
O Recife possui o Selo Connected Smart Cities nível ouro de Boas Práticas em Cidades Inteligentes e está no TOP 10 das cidades brasileiras com ambiente de negócio cada vez mais favorável ao empreendedor, principalmente em mercados de tecnologia e inovação.
Entre 680 municípios brasileiros com mais de 50 habitantes, a capital pernambucana subiu três posições em relação ao ranking de 2021 e agora está na 22ª posição nacional.
O selo é conferido pela Urban Systems em parceria com a Necta, cuja análise avalia ações das cidades brasileiras na contribuição para o desenvolvimento sustentável e criativo a partir de conceitos inovadores.
O Recife ocupa a segunda colocação no Nordeste no eixo de “Tecnologia e Inovação” e a sétima colocação nacional no eixo de “Empreendedorismo”.
O Recife possui um Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado em setembro de 2022, para estimular a conversão de pesquisas acadêmicas em inovações práticas para os cidadãos.
A nova lei promove um modelo mais simplificado e desburocratizado de formalização de contratos entre instituições de pesquisa, setor produtivo, organizações da sociedade civil e órgão públicos, na busca por soluções inovadoras para problemas da cidade e também do setor privado.
Com a nova legislação, o município pode tem a possibilidade de diferentes formas de contratação e de estímulo a novas tecnologias em parceria com instituições de ensino públicas e privadas, além de fundações de pesquisa.
Os instrumentos da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito municipal são:
- Encomenda tecnológica
- Desafio público
- Contratação pública para solução inovadora (CPSI)
- Bônus tecnológico
- Bolsa de estímulo à inovação no ambiente produtivo
- Incentivos ao inventor independente
- Estímulo à formação de ambientes promotores de inovação
- Acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação
- Convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação
- Programa de ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório), incluindo laboratórios abertos (living labs)
A Prefeitura do Recife unificou, em um único ambiente virtual, o conteúdo de quatro portais diferentes para facilitar e agilizar processos legais utilizando um mesmo procedimento.
A implantação de um serviço de Licenciamento Unificado é mais uma ferramenta para a melhoria do ambiente de negócios na cidade.
O portal https://licenciamentounificado.recife.pe.gov.br/ concentra todos os serviços de licenciamento urbanístico, ambiental, sanitários e de resíduos e pavimentação em um só endereço.
Ao todo, o novo endereço permite a oferta de 50 processos de licenciamento urbanístico, 13 de licenciamento ambiental, nove de licenciamento sanitário e seis de licenciamento sobre resíduos, drenagem e pavimentação.