Comitiva da Prefeitura de Jundiaí visita a SDECTI

Comitiva de Jundiaí conhece ações do Recife em tecnologia e inovação

Polo logístico com mais de 4,6 mil empresas neste segmento, a cidade paulista de Jundiaí quer também ampliar sua participação nacional em tecnologia e inovação. Para isso, uma comitiva da gestão do município esteve em missão oficial no Recife para conhecer as ações da capital pernambucana na atração de empreendimentos e no desenvolvimento de um ecossistema que tem o Porto Digital como parceiro do poder público na formação de capital humano e no surgimento de startups.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Florêncio, apresentou um panorama do que vem sendo feito no Recife para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Cristiano Lopes, o diretor presidente da Companhia de Informática (Cijun), Amauri Marquezi de Luca e o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour.

Localizada a 49 quilômetros de São Paulo e a 130 quilômetros do Porto de Santos, Jundiaí tem mais de 420 mil habitantes e busca dinamizar sua economia. Em ciência e tecnologia, o Recife é considerado referência. "Em relação a inovação, os municípios brasileiros ainda estão engatinhando nesta área. Nosso interesse é saber mais sobre a estrutura jurídica e as ações regulatórias que fazem o Recife se destacar nesta área", disse Cristiano Lopes.

A secretária Joana Florêncio ressaltou que o modelo recifense teve sucesso por causa das conexões existentes entre os poderes público e privado e a academia, além da preocupação da gestão municipal em capacitação e oferta de empregos qualificados em tecnologia. Ela falou sobre o programa Embarque Digital, os desafios de inovação aberta promovidos com o Eita! Recife e o funcionamento do Investe Recife, a unidade de atração de investimentos da cidade.

Reunião da secretária Joana Florêncio com comitiva da prefeitura de Jundiaí