Skip to main content
Foto arquivo

Recife quer se tornar centro regional de manutenção de aeronaves

Transformar o aeroporto internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre no primeiro centro de manutenção de aeronaves do Nordeste, consolidando o terminal aéreo recifense como o hub regional de aviação. Este é o objetivo do projeto de lei da Prefeitura do Recife que concederá benefícios fiscais para prestadores deste serviço especializado.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), convocou a Câmara de Vereadores em caráter extraordinário para analisar e votar o Projeto de Lei nº 70/2023, que estabelece benefícios fiscais a prestadores de serviços de manutenção de aeronaves. O texto deve ser analisado e votado ainda este ano para que o benefício comece a valer em 2024.

Na terça-feira, o prefeito assinou em Brasília, junto com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o projeto que concede benefícios fiscais, incluindo a redução da alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para 2%, isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso Inter Vivos (ITBI) para imóveis utilizados na prestação dos serviços de manutenção de aeronaves.

"Temos hoje um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, atrás apenas dos aeroportos do Sudeste e de Brasília. Este Projeto de Lei de incentivo fiscal é o passo inicial para trazer o centro de manutenção de aeronaves de grande porte para o Aeroporto do Recife, consolidando o nosso hub de aviação. Com isso, poderemos nos orgulhar de mais um superlativo, que é ser o primeiro centro de manutenção de aeronaves do Nordeste brasileiro”, disse João Campos.

Com a medida aprovada, a Prefeitura do Recife pretende atrair novos investimentos para o setor e preencher um vácuo na Região Nordeste, que tem aproximadamente 44 milhões de habitantes. Será o primeiro centro de manutenção de aeronaves da região. O aeroporto internacional do Recife recebe mais de nove milhões de passageiros por ano e é referência no Brasil.

Leia reportagem da Folha de Pernambuco:
https://lnkd.in/d6iD6v2V

Tags