Recife ganha dois prêmios da Anciti por inovação na gestão pública
A gestão municipal do Recife ganhou mais um reconhecimento nacional pelo uso da tecnologia como ferramenta para modernização dos serviços públicos. A capital pernambucana investe na criação de um ambiente propício para realizar conexões com grandes empresas e também com startups capazes de implementar soluções inovadoras. É a busca constante pela gestão de "um clique" para o cidadão.
Desta vez foram dois prêmios concedidos pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti ): o Cloud do Futuro (em parceria com a Google) e o Escola do Futuro (em parceria a empresa Positivo).
A entrega aconteceu na quinta-feira (14) em Curitiba, durante a realização do Smart Gov Sul, encontro que discute a transformação digital governamental.
Para o presidente da EMPREL - Empresa Municipal de Informática, Bernardo D'Almeida, “os prêmios vêm coroar o protagonismo do Recife no Brasil disponibilizando para nossa gente as tecnologias mais modernas no mundo, com parceiras como as da Google e Positivo. Recife se destaca e segue em frente em sua transformação digital para os munícipes”.
O prêmio Cidade do Futuro 2023 na categoria Cloud do Futuro foi concedido ao Recife pelo banco de dados gerados a partir de ferramentas do Google. Com esse gerenciamento foi possível identificar pessoas residentes no Recife beneficiárias de direitos que ainda não haviam acessado.
Esse é o caso de pessoas maiores de 60 anos que têm direito às vagas especiais de estacionamento, quer seja na rua ou em espaços privados, como supermercados e centros de compras. Esse trabalho de cruzamento de base de dados é realizado com a segurança estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Já o prêmio na categoria Escola do Futuro tem relação com a utilização de mesas interativas que estimulam a interação e o raciocínio lógico. Desenvolvidas pela empresa Positivo Tecnologia, elas são direcionadas a crianças de um a seis anos de idade e foram implantadas em todas as 96 unidades de creches e creches-escolas da cidade. As mesas estimulam a aprendizagem por meio de um sistema de tecnologia que permite aprender brincando.
Para o gerente geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Recife, Roberto Alves, “este reconhecimento eleva o entusiasmo nos esforços de transformar digitalmente a rede de ensino do Recife, colocando nossos alunos, escolas e colaboradores no centro de todo esse processo. A premiação nos mostra que estamos no caminho correto, e seguiremos buscando evoluir continuamente com o apoio de parceiros estratégicos”.